Marketing

O MARKETING CHEGOU NA ESCOLA




O setor educacional, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, passa por uma profunda transformação. Não há mais espaço para posturas ingênuas ou amadoras. A competitividade devora como um tsunami aqueles que não encaram a disputa pelos alunos como uma empreitada profissional, pautada pelo marketing.

Tudo começa por entender profundamente os prospects e sua jornada. É fundamental dominar informações socioeconômicas, psicográficas, valorativas e atitudinais para falar a língua, dialogar com as pautas de demandas e necessidades e, assim, conseguir estabelecer conexões verdadeiras com o público-alvo.

É também absolutamente crucial conhecer a jornada da decisão. Saber quais são os momentos de despertar do interesse e da procura, da seleção das opções, da busca de informação (e em quais canais), do início da conversa e saber a hora exata em que a decisão será tomada.

O entendimento da jornada vai permitir que se planeje adequadamente a estruturação da régua de relacionamento. No marketing moderno, é necessário que as instituições ofereçam informação útil e experiências como testes vocacionais, aulões e eventos e, em troca, obtenham dados e preferências sobre os prospects. Uma vez ‘fisgados” os alunos, o marketing gera insights e nutre os leads de modo a conduzi-los dentro do funil de venda, que culmina com a inscrição e a confirmação da matrícula.

Com base nesse conhecimento, a abordagem pode ser muito mais assertiva e cirúrgica. No mundo atual, da sociedade super comunicativa, não dá para ser chato, invasivo ou saturar e assim, afastar os prospects. A comunicação tem que ser na dose certa para não “matar o paciente” e,para isso, ela tem que ser relevante, entrar nos canais e nos momentos certos e estar totalmente conectada com a jornada.

Acontece que a comunicação também está passando por uma profunda revolução. Os planos de mídia convencionais simplesmente não convertem mais. Muita gente pode ainda nem saber disso, mas basta fazer uma pesquisa de mercado para avaliar recall, retenção de conteúdo e conversão que facilmente se constata que as mídias convencionais estão entregando muito pouco e cada vez menos.

Quem não trabalhar cross e transmídia, usar novas tecnologias e canais, inovar em conteúdo e formatos e dialogar com percepções preexistentes não vai converter investimento de marketing em matrículas.
O marketing chegou para mudar para sempre a forma de se fazer a comunicação das escolas e faculdades com pais e alunos. Quem não acordar para essa nova realidade está fadado a ser reprovado.