Abap-PB

PRESIDÊNCIA DA ABAP-PB: UM NOVO DESAFIO


Foi com muito orgulho e honra que recebi a incumbência e o mandato dos meus colegas publicitários de presidir a Associação Brasileira de Agências de Publicidade da Paraíba (Abap-PB) para o biênio 2019/2021. Faço questão de dizer que é uma empreitada coletiva. Vou trabalhar junto com os colegas Expedito de Carvalho Junior, da Antares Comunicação, Diretor de Relações Interassociativas; e com Eduardo Cury, da Superliga 66, Diretor Administrativo-financeiro. Coletiva porque pretendo fazer uma gestão aberta, compartilhada e dialogal, baseada na conversa franca e direta com todos os publicitários paraibanos.

O mercado publicitário está passando por uma forte mudança no mundo, e na Paraíba não é diferente. É fundamental que as agências entendam esse momento. Assim, uma das minhas metas como presidente é ajudar o mercado a compreender o novo papel das agências em função das mudanças na forma como as pessoas consomem conteúdo e mídia.

Mudanças trazem novos desafios. É preciso ter uma atuação forte na regulamentação das novas práticas para que se garantam o respeito às normas do mercado e a transparência nos investimentos de mídia. No momento em que as agências passam a ser cobradas por performance, é preciso permitir que elas cumpram seu papel.

As Abaps têm função essencial de capacitar as agências e ajudar a educar o mercado para que se separem as iniciativas consistentes dos modismos que a todo momento surgem no marketing. É importante, por exemplo, desmistificar o “mito dos likes”. Existe um movimento no mercado com as grandes marcas voltando para as agências de propaganda porque, apesar dos relatórios mostrando as excelentes performances nas mídias digitais, a série histórica mostra uma queda de vendas nunca vista antes. A resistência de veículos “tradicionais”, como a TV ou o rádio, apontam que a integração das mídias ainda é a forma mais eficiente de se trabalhar. É nosso papel conscientizar o mercado de questões como essas.

Mais do que nunca, a propaganda é vital para uma sociedade super competitiva, conectada, multicanal e acelerada. Cabe a nós mostrar a importância da propaganda para a nossa economia, e é isso que vamos fazer. E vamos fazer juntos.